Web Content Display (Global)

Já são 1000: Espaços Cidadão atingem número histórico

Já são 1000: Espaços Cidadão atingem número histórico

Rede de Espaços Cidadão contabiliza mais de 13 milhões de atendimentos, com uma média anual superior a um milhão

Já são 1000: Espaços Cidadão atingem número histórico

Rede contabiliza mais de 13 milhões de atendimentos, com uma média anual superior a um milhão 

Portugal dá mais um passo na modernização e proximidade dos serviços públicos com a inauguração do Espaço Cidadão número 1000. 
Este balcão, aberto em Vinha da Rainha, no concelho de Soure, integra uma rede que, desde 2014, tem transformado a relação entre cidadãos e Administração Pública.

Só em 2025, foram inaugurados 71 novos Espaços Cidadão, reforçando uma rede que contabiliza mais de 13 milhões de atendimentos, com uma média anual superior a um milhão. A rede conta com a presença de mais de 15 entidades, oferecendo cerca de 170 serviços diferentes. A gestão da rede de Espaços Cidadão é da competência da Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), que lidera o catálogo de serviços em número e diversidade. Seguem-se o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), com elevado impacto, e depois a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), Segurança Social (ISS) e ADSE.

"Chegar ao Espaço Cidadão número 1000 é a prova de que estamos a cumprir o compromisso de uma Administração Pública mais próxima, inclusiva e preparada para o futuro. Esta rede é hoje uma referência de confiança, proximidade e modernização", sublinha a presidente da ARTE, Sofia Mota.

A rede continuará a expandir-se, com o objetivo de que cada freguesia, vila e cidade possa contar com este apoio, reforçando a coesão territorial, a inclusão digital e a simplificação da relação entre cidadãos e Estado.

"Mestres do Digital": primeiro curso sobre identidade digital e segurança online

Curso está disponível gratuitamente na plataforma NAU

Curso está disponível gratuitamente na plataforma NAU.

A Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE) lança o primeiro curso do programa "Mestres do Digital", intitulado "Os primeiros passos na identidade digital e na segurança online", disponível gratuitamente, a partir de hoje, na plataforma NAU.

Integrado na Estratégia Digital Nacional, o programa "Mestres do Digital" tem como missão oferecer a todos os cidadãos as ferramentas necessárias para navegar no mundo digital com mais autonomia, confiança e segurança.

Atualmente, aceder a serviços públicos, proteger dados pessoais ou exercer direitos fundamentais exige literacia digital, tornando-a cada vez mais numa competência essencial para o odia a dia.

Este curso gratuito, com duração estimada de 6h, foi especialmente pensado para quem está a dar os primeiros passos no mundo digital ou deseja reforçar conhecimentos básicos.

De forma prática, acessível e orientada para o dia a dia, pode aprender a:

  • Compreender os conceitos fundamentais de identidade digital;
  • Adotar práticas seguras na utilização de tecnologias e na proteção de dados pessoais;
  • Aprender a criar a Chave Móvel Digital;
  • Realizar autenticações seguras em serviços online utilizando a Chave Móvel Digital;
  • Navegar e explorar as funcionalidades do portal gov.pt;
  • Utilizar a app gov.pt para realizar tarefas diárias, como marcação de consultas e submissão de documentos;
  • Identificar ameaças comuns à segurança digital, como phishing e malware;

Implementar boas práticas de segurança, como a criação de senhas fortes. Para aceder ao curso, basta ter a acesso a um computador, tablet ou telemóvel com acesso à internet — e, claro, a vontade de reforçar a confiança no mundo digital.

Aceda ao curso aqui »

Documento de Identificação do Animal de Companhia já disponível na app gov.pt

Documento de Identificação do Animal de Companhia já disponível na app gov.pt

Responsáveis pelos animais de companhia podem consultar e apresentar o documento oficial diretamente no telemóvel

Responsáveis pelos animais de companhia podem consultar e apresentar o documento oficial diretamente no telemóvel

Os titulares de animais de companhia já podem guardar no telemóvel o Documento de Identificação do Animal de Companhia (DIAC). A partir de agora, este documento passa a estar disponível na app gov.pt, a carteira digital que permite gerir, de forma simples e segura, documentos oficiais com validade legal.

Com a integração do cartão digital do animal na app gov.pt, os titulares de animais de companhia podem consultar e apresentar o documento oficial diretamente no telemóvel, onde constam os dados obrigatórios em caso de fiscalização: número de transponder, nome e tipo do animal, espécie, raça, dados do titular (nome, CC e NIF), esterilização e validade da vacinação antirrábica.

Com mais de 4 milhões de animais já registados no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), esta medida reforça a rastreabilidade e proteção dos animais de companhia, combatendo o abandono e promovendo a saúde pública dentro do conceito "Uma Só Saúde", que liga o bem-estar animal à saúde humana e ambiental.

A iniciativa resulta da colaboração entre a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), responsável pelo desenvolvimento da aplicação, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários.

A aplicação gov.pt integra num único canal funcionalidades anteriormente distribuídas por várias plataformas digitais, permitindo aos cidadãos aceder de forma mais prática a serviços públicos digitais.

Entre as principais funcionalidades da app, destaca-se a disponibilização de 28 documentos oficiais em formato digital e com validade legal, com destaque para o Cartão de Cidadão e a Carta de Condução, bem como a possibilidade de assinar documentos digitalmente.

A app gov.pt é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo programa NextGenerationEU.