Asset Publisher
Já são 1000: Espaços Cidadão atingem número histórico
Rede contabiliza mais de 13 milhões de atendimentos, com uma média anual superior a um milhão
Portugal dá mais um passo na modernização e proximidade dos serviços públicos com a inauguração do Espaço Cidadão número 1000.
Este balcão, aberto em Vinha da Rainha, no concelho de Soure, integra uma rede que, desde 2014, tem transformado a relação entre cidadãos e Administração Pública.
Só em 2025, foram inaugurados 71 novos Espaços Cidadão, reforçando uma rede que contabiliza mais de 13 milhões de atendimentos, com uma média anual superior a um milhão. A rede conta com a presença de mais de 15 entidades, oferecendo cerca de 170 serviços diferentes. A gestão da rede de Espaços Cidadão é da competência da Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), que lidera o catálogo de serviços em número e diversidade. Seguem-se o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), com elevado impacto, e depois a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), Segurança Social (ISS) e ADSE.
"Chegar ao Espaço Cidadão número 1000 é a prova de que estamos a cumprir o compromisso de uma Administração Pública mais próxima, inclusiva e preparada para o futuro. Esta rede é hoje uma referência de confiança, proximidade e modernização", sublinha a presidente da ARTE, Sofia Mota.
A rede continuará a expandir-se, com o objetivo de que cada freguesia, vila e cidade possa contar com este apoio, reforçando a coesão territorial, a inclusão digital e a simplificação da relação entre cidadãos e Estado.


