Asset Publisher

Back

App gov.pt vence Portugal Digital Awards

A app gov.pt, desenvolvida pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), foi distinguida com o prémio Best Central Government Project na 10ª edição dos Portugal Digital Awards, que decorreu ontem à noite no Casino do Estoril.

A distinção reconhece a app gov.pt como um projeto de referência na digitalização da Administração Pública. A aplicação é a carteira digital oficial do Estado, integrando a Chave Móvel Digital e permitindo aos cidadãos o acesso a 29 documentos oficiais com validade legal, incluindo identificação pessoal e documentos do automóvel.

Desenvolvida para simplificar a vida dos cidadãos e reduzir a burocracia, a app gov.pt é um marco de eficiência e inovação, uma vez que as suas funcionalidades avançadas, como assinaturas digitais qualificadas, autenticação segura e partilha certificada de documentos, promovem uma gestão mais eficiente dos serviços públicos. Com mais de quatro milhões de Chaves Móveis Digitais ativas e mais de sete milhões de documentos adicionados, a app gov.pt tem posicionado Portugal entre os países mais inovadores da Europa em matéria de cidadania digital.

"Esta distinção reconhece o trabalho de uma vasta equipa que, todos os dias, contribui para a evolução da app gov.pt. Este prémio é a prova de que a transformação digital do Estado é possível, tem impacto real na vida das pessoas e coloca Portugal na linha da frente da inovação pública", realça João Roque Fernandes, vogal do Conselho Diretivo da ARTE.

Os Portugal Digital Awards, promovidos pela Axians, em parceria com a Goingnext, são um dos mais prestigiados reconhecimentos nacionais de transformação digital, valorizando soluções que transformam serviços, aumentam a eficiência e colocam Portugal na vanguarda da cidadania digital europeia.

A ARTE, responsável por liderar a transformação digital da Administração Pública em alinhamento com o Ministério da Reforma do Estado, promove soluções que tornam os serviços públicos mais acessíveis, integrados e inovadores.